Diário de bordo da segunda fase do jogo cênico "Não Tenho Palavras"; uma criação coletiva dos Saudáveis Subversivos.
sexta-feira, julho 31
Texto e vídeo
Olá pessoas bonitas e gostosas, lembram que eu propus aglutinar texto, vídeo e outros materiais do NTP? Então, entrei em contato com Thiago e Glauber. Thiago me disse que ele e Eris transcreveram sim o texto do NTP, mas não o deve ter mais consigo. Mandei e-mail para Eris, nesse caso não obtive resposta, talvez ele tenha mudado de e-mail. Falei co Glauber sobre o vídeo, ele acredita que esteja num HD antigo, onde estão outras raridades. Ele pretende recuperar o HD e me dará algum retorno. Se alguém tiver contato com algum deles: Eris, Glauber ou Thiago, toque no assunto. Beijos, Uirapuru
Cmo eu disse, Beija-flor, era moeda. Pode ver no post que eu não errei não!
(Tudo bem, eu editei o post... :p)
A minha proposta é essa mesmo. Criar uma hipermídia (site ou cd-rom) que seria uma tradução do NTP. Como toda tradução, usamos uma linguagem para transcrever o que se queria dizer em outra. Ou seja, traduzir teatro-performance-instalação para hipermídia. O trabalho é grande e exige tempo e a ajuda de todos. Portanto, esse produto não seria de uma só pessoa, e sim de todo o grupo. Aí já começa a tradução: utilizar a metodologia de produção do NTP para a hipermídia.
Espero começar a escrever o projeto no próximo domingo, quando começa minha folga de 4 dias. Esse projeto vai ser editado via googledocs (mais uma tradução: criação coletiva utilizando ferramentas web 2.0). O endereço do documento é esse.
"Adquira-me já, Adquira-me JÁ ADQUIRA-ME JÁ! Antes que eu acabe..."
Misturei um pouco do jogo "isso me lembra aquilo" com os objetos e as linguagens cênicas escolhidas para cada um deles.
01-Moeda: consumismo = realismo = cena Liquidação, um produto para cada indivíduo e cena Moeda Cega, Surda, Muda, Alejada, Órfã e desempregada (dentro do banheiro)
02- Cenoura: televisão/mundo = dança = vendendo ilusões/fórmulas de vida = cena Beta Caro Teno.
03- Hóstia: crítica ao comércio da fé e a manipulação da crença = performance = cena Alvejante do Senhor: Ajude na limpeza! e cena Alvejante do senhor: limpe-se! =performance corporal abstrata baseada nos 7 pecados capitais, que acabou se tornando uma coreografia de movimentos repetitivos com intenções e colocações espaciais que tinham acima de tudo uma preocupação estética.
04- Chiclete: descartável, relações superficiais, pessoas descartáveis, mundo descartável = musical = cena Vinheta de abertura ou Melô das iniciais = instruções do jogo que eram gravadas numa fita e telefone sem fio de boca em boca (com um chicletes de passávamos de boca em boca entre os interpretes). Depois frases retiradas da comunidade do orkut no ouvido dos espectadores = cena Frase Tudo do Momento; cena Figurinha Repetida = todos eram um personagem e Vicente o outro – um amigo contando pro outro da transa da ultima noite.
05- Viagra: sexo, desejo =instalação cênica = um vídeo de sacanagem rolando numa TV e uma silhueta humana, que um manequim de plástico simulava, eram vistos e ouvidos num pequeno corredor por uma parte da platéia que se desvencilhava de uma Cama de Gato, que dava nome a esta cena.
06- Papel (ou post-it) = o nada, o vazio, em resposta, puro improviso = pouco aconteceu.